O mito de que o sucesso é fruto de uma jornada repleta de dificuldades tem sido propagado, mas a realidade é outra. A ideia de que "para ser feliz no futuro, é preciso sofrer no presente" nem sempre se sustenta.
Luiz Gaziri, professor na FAE Business School, autor, consultor e especialista em comportamento humano, destaca que estudos realizados na Universidade de Illinois mostram que alunos que já eram considerados felizes durante a faculdade trilharam uma carreira com mais propósito. "Quanto mais felizes somos hoje, mais curto é o nosso caminho para conquistar o sucesso", afirma Gaziri.
A era em que jornadas extensas de trabalho, sem pausas para o almoço, e nunca marcar presença e conquistas nos momentos familiares e de lazer deve ser coisa do passado. Esse modelo de ambiente de trabalho não é benéfico para indivíduos nem para as empresas, que acabam tendo resultados prejudicados.
A relação entre felicidade e produtividade é evidente. Trabalhadores felizes são 13% mais produtivos, de acordo com estudos da Universidade de Oxford. Eles não trabalham mais horas do que colegas descontentes, apenas são mais eficientes dentro do tempo de trabalho.
Outras pesquisas da Universidade de Michigan mostram que entender como nosso trabalho impacta outras pessoas também contribui para a felicidade. Reconhecer que todo trabalho tem um propósito pode trazer satisfação profunda.