BEHAVIOR MIND
desenvolvendo pessoas, gerando resultados
|
 
 
 

Invista em estratégias para reduzir o estresse e aumentar a felicidade no trabalho, saiba como, conforme a ciência.

Conforme o professor Cary Cooper, professor na Universidade de Manchester-Reino Unido, o ambiente de trabalho nem sempre é um lugar onde nos sentimos confortáveis, seja devido à longa jornada, tarefas exaustivas ou à natureza repetitiva da rotina. Muitas vezes, o trabalho se torna uma obrigação mais do que algo que genuinamente desejamos fazer. No entanto, considerando que passamos em média 90 mil horas de nossas vidas trabalhando, faz sentido buscar maneiras de tornar esse tempo mais agradável e reduzir o estresse.

Como parte de um projeto governamental no Reino Unido, foi examinado como nosso bem-estar e resiliência emocional podem mudar ao longo da vida. Nesse processo, foram identificadas várias estratégias que podem reduzir o estresse e aumentar a felicidade e o bem-estar, muitas das quais podem ser aplicadas no ambiente de trabalho.

  1. Seja ativo: A prática de atividades físicas não resolve todos os problemas do trabalho, mas pode reduzir sua intensidade emocional e fornecer clareza mental para resolver problemas, além de manter a forma física. A pesquisa mostra consistentemente os benefícios do exercício, então reservar um tempo para alguma atividade física é uma ótima ideia.
  2. Conecte-se com as pessoas: Relacionamentos positivos são essenciais para a felicidade. Durante a pandemia, a falta de contato social prejudicou o bem-estar de muitos. Investir em relacionamentos no trabalho e manter uma rede de apoio sólida pode minimizar problemas e trazer perspectivas diferentes.
  3. Aprenda novas habilidades: Manter-se mentalmente ativo é crucial para o bem-estar psicológico e pode abrir novas oportunidades de carreira. Continuar aprendendo, seja por meio de cursos, desenvolvimento de habilidades ou hobbies, contribui para o crescimento pessoal e profissional.
  4. Esteja presente: Viver o momento presente ajuda a apreciar a vida mais plenamente. Praticar a atenção plena pode melhorar a saúde mental e emocional, e não requer necessariamente meditação, mas sim estar consciente do ambiente ao seu redor.
  5. Reconheça os aspectos positivos: Focar nos aspectos positivos da vida ajuda a cultivar uma mentalidade mais positiva. Reconhecer o que você pode controlar e sentir gratidão pelos aspectos positivos da vida contribui para o bem-estar.
  6. Evite hábitos pouco saudáveis: O consumo excessivo de álcool, café ou tabaco como forma de lidar com o estresse pode ter consequências negativas a longo prazo. Priorize hábitos saudáveis para promover o bem-estar geral.
  7. Trabalhe de forma mais inteligente: Priorize suas tarefas durante o expediente para gerenciar melhor o tempo e ter mais espaço para atividades prazerosas. A busca pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal é fundamental para a felicidade no trabalho.

Investir em estratégias para reduzir o estresse e aumentar a felicidade no trabalho é fundamental para o bem-estar pessoal e profissional a longo prazo. Priorizar o autocuidado e cultivar relacionamentos positivos são passos essenciais para criar um ambiente de trabalho mais gratificante e saudável.

 

Referência:

Autor: Cary Cooper -professor de Psicologia Organizacional e Saúde na Universidade de Manchester, no Reino Unido

https://theconversation.com/seven-tips-for-finding-happiness-at-work-201349

Março/2022